Certificação de Solos

Na persecução dos objetivos de uma europa cada vez mais preocupada com o ambiente, Portugal irá ser obrigado, mais tarde ou mais cedo, a aplicar legislação nesta área, tendo havido inclusivamente promessas sucessivas da aplicação do projeto legislativo intitulado de Prosolos. Assim,  este projecto-lei irá exigir uma certificação de solos de forma a garantir uma segurança ambiental.

Muito se tem evoluído na consciencialização ambiental e na politica de solos, no entanto, se Portugal se quer continuar a afirmar na CE terá que legislar rapidamente nesse sentido, exigindo numa primeira fase, que todas as empresas potencialmente poluentes, bem como aos proprietários com passivos ambientais graves, que analisem os seus solos e, numa segunda fase, que os remediem. A certificação de solos ambiental será assim uma necessidade vantajosa de qualquer proprietário.

Certificação de Solos e Credibilidade

Estando a opinião pública cada vez mais atenta às questões ambientais no seio empresarial, é nossa opinião que as empresas cotadas e com preocupações relativamente à sua imagem institucional, se deverão antecipar à lei, minimizando assim impactos negativos que poderão advir no futuro por desconhecimento/inexistência de prevenção. Bons exemplos disso, foi o ocorrido na ADP, que só não trará responsabilidades criminais graves para os seus administradores se eles demonstrarem inequivocamente que faziam todos os ensais necessários para evitar este problema, sustentados em subcontratos com empresas que tivessem essa responsabilidade a seu cargo.

Outro exemplo podemos encontrar na VW que após uma decisão errada  de iludir todo o mundo relativamente às emissões poluentes de alguns dos modelos da marca, em vez de corrigir os mesmos, viu o valor das suas ações a descer quase 50%. A isto acrescem as multas a que fica sujeita e a perda nas vendas, neste momento incalculável  a nível mundial. Ainda mais, estas vendas estiveram mesmo suspensas em diversos países. Isto resulta assim na perda de um dos seus maiores ativos, que são a credibilidade.

Pacotes de Certificação de Solos

A Prosolos criou pacotes de serviços standard, em que o cliente sabe à partida qual o custo da avaliação do seu solo.

Estes pacotes foram criados com base numa área de 250m2, extrapolando-se áreas maiores através deste múltiplo.

O custo de cada pacote de serviços varia consoante a granularidade dos ensaios/contaminantes a avaliar, bem como em algumas exceções que terão que ser definidas se houver necessidade de realizar mais furos do que os caracterizados no pacote, ou se os mesmos necessitarem de uma sonda ou de uma caroteadora distintas das contratualizadas.

Todos os certificados entregues conterão a seguinte informação:

– Informação predial do espaço avaliado;certificação de solos

– Mapa dos locais das sondagens e sua justificação;

– Fotografias dos trabalhos;

– Resultado dos ensaios químicos/físicos;

– Nota explicativa dos resultados;

– Sugestões de remediação ou de uma avaliação mais pormenorizada

– Certificação de conformidade ou não conformidade em consonância com as normas nacionais e com as normas de Ontário.

 Os nossos clientes poderão mostrar que são ambientalmente sustentáveis, podendo utilizar o logo da certificação em toda a imagem corporativa.

Esta é uma excelente oportunidade de se anteciparem ao projeto legislativo, o que representará uma poupança de custos muito significativa. Consulte-nos para saber como.