Remediação

de solos e águas subterrâneas

O solo é um recurso precioso e a sua contaminação representa um perigo para a saúde pública e para o meio ambiente, se a sua descontaminação for negligenciada.

A nossa experiência tem mostrado que dois projetos de terrenos contaminados nunca são iguais. Estas variáveis derivam do tipo de contaminantes presentes no terreno, da topografia da geologia, das estruturas ou até ambientes circundantes podem influenciar as decisões tomadas quanto à forma mais eficiente de obter um resultado bem-sucedido. Por essas razões, a Prosolos utiliza uma ampla variedade de diferentes soluções de remediação, dependendo dos requisitos específicos do projeto.

No sentido de garantir as melhores soluções e a efetiva remediação de solos e de águas subterrâneas, com recurso a novas tecnologias, a Prosolos está em condições de desenvolver junto com os seus clientes os métodos mais eficazes de remediação recorrendo a diversas tecnologias, tais como a Nanotecnologia de ferro Zero Valente (nZVI).

A equipa da Prosolos tem ainda participado em diversos projetos de investigação Nacionais, europeus e internacionais, de modo a estar sempre a par das novas tecnologias e dar o seu próprio contributo. São exemplo destes projetos: o Nanorem, o Reground, o Biocritical metals. Estamos também em diversos consórcios, em concurso para as novas calls do Horizonte 2020 em consórcios internacionais muito fortes. Consórcios estes, que nos reconhecem uma capacidade ímpar na aplicação de metodologias de remediação In situação.

 

Processo de Descontaminação

Após a caracterização do modelo conceptual da contaminação, define-se a metodologia de remediação mais adequada.

Através de nossa experiência, know-how e com os nossos parceiros, podemos oferecer uma ampla gama de opções de remediação in-situ e ex-situ.

A remediação in situ normalmente é mais vantajosa, uma vez que não necessita da remoção dos terrenos, transporte, deposição e substituição, tratando-se do problema onde ele está. Desta forma economiza-se no tempo e nos gastos. Muitas vezes, este custo pode representar um número 10 vezes menor do que o custo do tratamento ex-situ.

[A remediação dos solos resultará na sua certificação como dentro das regulações ambientais em vigor: http://prosolos.pt/certificação-de-solos/ ]

A Prosolos tem um contrato de exclusividade para a distribuição das tecnologias de remediação da empresa americana EOS para o mercado Português.

 

Produtos EOS

Contamos com uma vasta gama de produtos de remediação InSitu de solos e águas subterrâneas por forma a oferecer as melhores soluções de remediação aos nossos clientes.